top of page

Nossa História

Em um vilarejo, no meio de uma pandemia que arrastou o mundo, um sonho se demonstrou possível. Duas famílias amigas se juntaram e - em uma visita ao lugar em Julho de 2020 - no alto do morro, nas franjas avermelhadas do entardecer, vislumbraram o futuro e acreditaram na potência do que viam: o cafezal que se erguia. Cerrado, imponente e impenetrável. Desafiando os olhos que tentavam enxergar o melhor caminho, o melhor cultivo, o maior legado, o futuro sustentável que contribuiria com o planeta e honraria a história construída até ali.

Era antigo o desejo de empreender que formigava no coração dessa gente. E no meio do verde, da brisa, dos últimos raios de sol daquele dia frio, a semente do sonho encontrou chão fértil e germinou.

A fazenda já tinha sido o sonho de alguém. A energia do sonho passado ainda pairava no ar com uma vibração amorosa, protetora. Mas estava adormecida, silenciosa, como que esperando um novo sonhador que reencontrasse sua beleza e ativasse novamente toda a potência que vibrava nas raízes que percorriam os sulcos da terra.

A vontade de criar foi o melhor guia. Inspiradas pelos ventos da mudança as famílias apostaram na intuição. Desenharam no ar as imagens que elevaram as almas, os pensamentos, o entusiasmo.


O trabalho começou em outubro do mesmo ano, adotando práticas regenerativas: Para as nascentes, o "plantar água". Para o solo, o “alimento orgânico”. Para o ecossistema, a busca pelo reequilíbrio e biodiversidade. Uma busca dos sonhos, da perfeita comunhão entre a agricultura e a floresta. O reencontro da natureza original.

Tanto esforço, dedicação e amor foi retribuído na Primeira Colheita, em 2021. De lá para cá os avanços se seguiram e hoje temos muito orgulho da marca que estamos construindo.

Nossa

Missão

NOSSA MISSÃO é difundir esse conceito em toda a região, influenciar o mercado para a adoção de modelos de agricultura regenerativa, criar ações comprometidas com a reconstrução e recuperação de áreas degradadas através do reflorestamento, da preservação e proteção de Nascentes.

 

Dos 180 hectares da Fazenda, apenas 40 serão cultivados. Nesta linha de trabalho, estaremos, ao mesmo tempo, contribuindo para a recuperação da mata atlântica, plantando árvores nativas e protegendo a água. Este trabalho é tão potente que fortalece o lençol freático e novas nascentes afloram pela fazenda, recuperando a umidade do solo e enriquecendo a região. O trabalho de recuperação da mata nativa também recupera a fauna e notamos um aumento considerável no número e na variedade de passarinhos, borboletas e toda uma cadeia animal que se beneficia desse ecossistema equilibrado e saudável.

Nossa Localização

Localizada na região de AVELAR (Paty do Alferes – RJ), no coração do antigo VALE DO CAFÉ a FNV possui 180 hectares distribuídos em áreas de preservação, recuperação de nascentes e cafezais. Uma das poucas fazendas que ainda cultiva o café na região.

Nosso Cafezal

Com os olhos focados para a produção de um café especial decidimos fazer uma transformação do plantio original, feito em monocultura, para criar novos ecossistemas baseados no conceito agroflorestal.
O cuidado empenhado no plantio original feito pelo antigo proprietário da fazenda se reflete na alta qualidade dos pés e grãos.
Temos uma grande área plantada com mudas produzidas na própria fazenda no ano de 2007, pensadas para um plantio de espaçamento curto e adensado e formado por , até então, novas variedades: o Catucaí Vermelho Azulão, o Acauã e o Catuai. Essa plantação está sendo reformada e transformada em um CAFEZAL AGROFLORESTAL:
 
Um sistema agrícola moderno, alinhado com o ciclo da natureza, usando toda a tecnologia disponível para reproduzir o funcionamento perfeito dos ecossistemas, recuperando águas, matas e solo – uma síntese da própria natureza.
 
Partimos para a implantação de "jardins" pensados e planejados. Além das mudas de café, plantamos muitas árvores nativas e árvores frutíferas como Abacate, Manga, Mangostin, Banana, Jamelão, Mutamba e muitas outras espécies. Nossos sistemas são biodiversos e plurais. E estamos só no começo.

Cafezal Agroflorestal

Um sistema agrícola moderno, alinhado com o ciclo da natureza, usando toda a tecnologia disponível para reproduzir o funcionamento perfeito dos ecossistemas, recuperando águas, matas e solo – uma síntese da própria natureza.

Descobrimos que o CAFÉ AGROFLORESTAL é muito especial, pois revive as condições originais do cultivo do café, que é uma planta nativa das florestas africanas. A sombra das arvores permite que a fruta desenvolva todo o seu sabor doce, sem queimar de forma prematura no sol inclemente.

 

Partimos para a implantação de "jardins" pensados e planejados. Além das mudas de café, plantamos muitas árvores nativas e árvores frutíferas como Abacate, Manga, Mangostin, Banana, Jamelão, Mutamba e muitas outras espécies. Nossos sistemas são biodiversos e plurais.

 

AGROFLORESTA está trazendo para a fazenda um novo olhar, uma nova perspectiva de vida e de cultura. O ecossistema se equilibra e não é preciso usar nenhum pesticida. O café cresce saudável e em harmonia com as árvores.

O café cresce saudável e em harmonia com as árvores. Descobrimos que o CAFÉ AGROFLORESTAL é muito especial, pois revive as condições originais do cultivo do café, que é uma planta nativa das florestas africanas. A sombra das árvores permite que a fruta desenvolva todo o seu sabor doce, sem queimar de forma prematura no sol inclemente.

Cafezal Abandonado - Monocultura

Esse apelido carinhoso está ligado as condições em que o cafezal se encontrava quando a FNV foi adquirida. O cuidado e estudo empenhado no plantio pelo antigo proprietário da fazenda se reflete na alta qualidade dos pés e grãos.

Uma área com mudas produzidas na própria fazenda no ano de 2007, pensadas para um plantio de espaçamento curto e adensado e formado por , até então, novas variedades: o Catucaí Vermelho Azulão, o Acauã e o Catuai.

bottom of page